Ministério da Saúde Se Cuidar é pra Vida Toda

Com presença em TV, rádio, internet e painéis digitais, a ação nacional destaca que o autocuidado, a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero devem ser hábitos permanentes.

“Se Cuidar é pra Vida Toda” convida as mulheres brasileiras a adotarem o cuidado com a saúde como um gesto contínuo – não apenas durante o mês de conscientização, mas em todas as fases da vida.

A nova campanha busca reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama que pode ser detectado no início, através da mamografia de rotina, para mulheres de 50 a 74 anos, a cada 2 anos, e de práticas preventivas, como alimentação equilibrada, prática de atividade física, controle do peso corporal, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, que contribuem para uma vida mais saudável e plena. Hábitos que começam com pequenos gestos de atenção e se estendem por toda a vida. E a importância da prevenção do câncer do colo do útero por meio do rastreamento (exames de rotina) e da vacinação contra o HPV, recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Além disso, a campanha ressalta que detectar alterações cedo é essencial para aumentar as chances de cura. Para isso, a campanha detalha os exames preventivos recomendados: o Papanicolau, indicado para mulheres de 25 a 64 anos, a ser realizado a cada 3 anos após dois exames anuais com resultados normais; e o Teste de DNA-HPV, que pode ser utilizado por mulheres de 25 a 64 anos, com repetição a cada 5 anos, caso o resultado seja negativo. A mensagem principal reforça que, mesmo sem sintomas, é fundamental não pular essa etapa de cuidado.

A campanha também exalta a importância do programa Agora Tem Especialista do SUS que amplia o acesso à mamografia de rotina a cada dois anos, para mulheres entre 50 e 74 anos. Para mulheres a partir dos 40 anos, o acesso ao exame é garantido, desde que essas mulheres sejam orientadas quanto aos riscos e benefícios da mamografia.

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde